sexta-feira, 15 de maio de 2009

Viagens...
De volta a casa no autocarro, depois de um dia trajada na faculdade, e com a capa negra sobre os ombros pousei os olhos sobre a janela ao meu lado, distante. Uma voz tirou-me do transe “ Uma menina estudante, tão triste?” – Era uma velhotinha que perguntava. Respondi que não era tristeza, mas cansaço. E lá fomos a viagem toda a conversar “Sabe, menina? Tenho um netinho adoptado, tem 29 anos, é estudante também, lá no ISEP. Sabe, menina? Com 75 anos fui aprender a ler e a escrever e tenho já 84!”. “Muito bem!” – disse eu. Simpática, a senhora.
De volta à tristeza/ cansaço, comecei a pensar que não estaria a dizer totalmente a verdade à pobre mulher. De facto, não era apenas o desgaste físico que sentia, mas também uma mescla de sensações que, sinceramente não sei definir. Vou tentar fazê-lo.
Sou alguém que sempre gostou de escrever, que tinha sempre ideias para novas histórias, novos poemas, uma imaginação sem limites. Era alguém capaz de transpor para o papel os meus sentimentos, em palavras desmedidas ou traços de grafite numa imagem. Lembro-me de me sentir revoltada ou triste com algo que tinha acontecido e desenhar uma janela, a mesma que estava a observar na altura e dar-lhe o título “Melancolia qualquer coisa”. Ui! Palavra cara para aquela altura. No entanto, sinto que perdi o poder de criar algo de verdadeiramente espectacular, a habilidade de moldar com os dedos os meus sonhos. Embora saiba que tenho de lutar para alcançar os meus maiores objectivos, sinto que, muitas vezes, o meu próprio destino anda por aí, desgovernado, à espera que eu o encontre.
Não me interpretem mal. Sou feliz, sim! Sou feliz quando a minha família e amigos estão. Sou feliz com pequenos gestos, quando me oferecem “beijinhos” do mar porque souberam que gostava muito do oceano, quando partilham comigo o gosto pela poesia e me mandam uns versos à noite, antes de adormecer. Sou feliz quando existem pessoas que atentam aos pormenores da natureza, como uma flor que se encontrou no meio de outras tantas, enquanto se estuda no jardim da faculdade.

3 comentários:

  1. Ainda me vais explicar porque andavas tu de capa ao ombro... vais vais...

    ResponderEliminar
  2. deverias dizer sobre as costas e não sobre os ombros, e eu é que sei e mais nada

    ResponderEliminar
  3. Sabes, tambem me sinto muito assim... Por isso o meu blog anda abandonado. Ja nao sei o que escrever, sou critica demais comigo propria... Mas sabes que sempre que precisares de qualquer coisa nem hesites em falar comigo...

    Bjinho* Adoro-te!!

    ResponderEliminar